O conjunto de tendões responsáveis pelo movimento de levantar o braço, de posicionar o braço na frente ou atrás do nosso corpo é chamado de MANGUITO ROTADOR. Os quatro tendões que formam o manguito rotador são: Supra-espinal, Infra-espinal, Redondo Menor e Subescapular.
Estes tendões podem romper devido ao tratamento inadequado da bursite, ao sobreuso do membro superior sem o condicionamento físico adequado, devido a um trauma no ombro ou braço, uso de medicações que enfraquecem o colágeno e também associado ao próprio processo degenerativo da vida. O paciente que sofreu uma ruptura de algum desses tendões, normalmente, queixa-se de dor, fraqueza no braço, perda do movimento normal do ombro e dificuldade para realizar atividades cotidianas como: vestir uma camisa, pegar algum objeto no banco de trás do carro, colocar uma mala no bagageiro e até mesmo dormir!
As lesões parciais e pequenas do tendão são inicialmente tratadas com medicamentos, terapia física e fisioterapia. Entretanto quando o sucesso não é obtido e a lesão é completa, a cirurgia artroscópica pode ser considerada.
Artroscopia do Ombro para Lesão do Manguito Rotador
Durante a artroscopia, o médico identifica o local exato do rompimento, prepara o tendão para que a sua região mais saudável seja reinserida no osso (úmero). Isso é feito com pontos, âncoras ou clips cirúrgicos.