A articulação do cotovelo é em forma de dobradiça. As superfícies articulares são reunidas por uma cápsula que é espessada medial e lateralmente pelos ligamentos colaterais ulnar e radial.

Como diversos músculos se originam ou inserem próximos ao cotovelo, essa articulação é um local comum de lesões. Uma delas é a luxação da cabeça radial (“pronação dolorosa”) ocorre quando a cabeça do rádio é puxada para fora do ligamento anular que o mantém no lugar. Normalmente essa lesão ocorre em crianças de 2 aos 6 anos de idade quando são “puxadas pelo antebraço” para atravessar a rua, por exemplo A redução da luxação pode ser realizada com um movimento simples pelo médico ortopedista.

A epicondilite lateral, conhecida como “cotovelo de tenista”, é a inflamação dos tendões que se inserem região externa do cotovelo.  A inflamação ocorre devido a movimentos repetitivos de extensão do punho e é comum entre os tenistas por conta do golpe revés (backhand). Os paciente queixam-se de dor na parte de fora do cotovelo, assim como perda de fora para segurar objetos que antes consideravam leves. Normalmente, o repouso e a prescrição de anti-inflamatório costumam ser suficiente para promover boa recuperação, além de sessões de fisioterapia para diminuir a inflamação e fortalecer os extensores do punho.

A epicondilite medial, ou “cotovelo de golfista”, também é uma condição inflamatória dos tendões, que se inserem na região interna do cotovelo. Normalmente, causada por traumas e movimentos de flexão repetitivos no punho. A condição é mais comum entre os homens de 20 a 49 anos, mas pode ser experimentada por qualquer pessoa. O tratamento visa diminuir a inflamação e fortalecer os flexores do punho.

A síndrome do túnel cubital causa sensação de dormência na distribuição do nervo ulnar na mão. Normalmente, o paciente refere-se a formigamento do dedo anelar e do quinto dedo. Isso é atribuído à compressão do nervo ulnar, quando passa por um sulco atrás do epicôndilo medial do úmero (túnel cubital). O tratamento destina-se a aliviar a pressão sobre o nervo e diminuir a inflamação, se presente.

Outro problema comum do cotovelo é a síndrome de pronador, que consiste em uma compressão do nervo mediano no antebraço. A síndrome pode causar formigamentos na palma da mão e levar à fraqueza do polegar dos dedos.

O tratamento consiste na prescrição de anti-inflamatório ou injeções de esteroides para diminuir a inflamação. Em alguns casos intervenção cirúrgica é indicada.

Por fim, a bursite do olecrano é uma inflamação da bursa de olécrano na face posterior do cotovelo. Pode ser causada por trauma, infecção, pressão prolongada, ou outras condições inflamatórias (Gota e reumatismos). A bursa fica inchada e muitas vezes dolorida. O exame clínico realizado por um especialista poderá identificar a causa e propor o melhor tratamento. Entre os tratamentos temos o uso de cotoveleiras, anti-inflamatórios, fisioterapia e até a cirurgia para ressecção da bursa.