Os cuidados que devemos tomar após uma cirurgia no ombro

O ombro é acometido por diversas doenças e na maioria das vezes o tratamento com fisioterapia e medicações resolve o problema. Mas o que fazer quando a melhor conduta é a cirurgia? 
Existem diversas técnicas cirúrgicas e o tempo de recuperação vai depender da técnica aplicada e da doença.
No entanto, os cuidados como repouso, manter a imobilização e realizar a fisioterapia após 6 semanas que seguem a intervenção no ombro são fundamentais na maioria dos casos. É nesse período que ocorre a cicatrização dos tecidos a mobilização inadequada pode retardar o processo, além de comprometer a cirurgia. 
Veja alguns cuidados importantes a serem seguidos após a cirurgia do ombro:
– mantenha a tipóia até o período recomendado pelo médico. Ela serve para manter o braço em repouso, impedindo movimentos e reflexos que são perigosos para o ombro nessa fase de recuperação. Somente retire tipóia nas situações em que o cirurgião permitir.
– tenha ajuda em casa para realização de ações simples como vestir-se, despir-se e lavar-se, pois esses movimentos exigem muito do ombro. 
– lembre sempre que a ausência de dor não garante que o movimento realizado é seguro.
– evite trajetos de carro muito longos ou caminhadas demoradas. Essas atividades criam abalos que não são tolerados pelo ombro recém operado.
– escute e siga sempre as orientações do ortopedista, pois essas recomendações são fundamentais para seu processo de recuperação após a cirurgia. 
– as atividades físicas só serão permitidas após a liberação do cirurgião de ombro. Quando forem liberadas, elas devem ocorrer gradativamente, sem carga excessiva.