Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
Você já parou para pensar em quantas vezes você movimenta os braços durante o dia. Incontáveis, não é mesmo? Movimentamos os braços para tudo, para pegar alguma coisa, para escrever, para segurar objetos, na prática de exercícios e enquanto andamos, corremos, nadamos, etc. E toda vez que movimentamos o braço, mexemos os nossos ombros.
Acontece que com o tempo e também por conta dos esforços repetitivos ou ainda pela sobrecarga, articulações como o ombro acabam sofrendo desgastes que dão abertura para condições crônicas como a artrose.
Essa condição ocorre quando há um desgaste na cartilagem, tecido que fica entre os ossos e que permitem que eles deslizem, a cada movimento, sem que haja um atrito excessivo. Com a perda da cartilagem, esse atrito passa a ocorrer, causando dor, inflamação, incomodo e limitação durante a realização dos movimentos.
Além dessas condições, o desgaste do ombro pode ocorrer de uma forma natural por conta do avanço da idade, quando envelhecemos nossas articulações. O importante é procurar o atendimento com o ortopedista qualquer seja a situação. Após a realização de exames clínico e de imagem e a identificação da causa do desgaste é possível iniciar um tratamento.