Bursites, tendinites e rupturas: seu ombro precisa de cuidados

Bursites, tendinites e rupturas dos tendões são três patologias muito comuns que atingem os ombros e que podem ser tratadas com o acompanhamento ortopédico.

Bursite:  trata-se de uma inflamação da bursa, uma bolsa de líquido lubrificante, que ajuda a movimentar os tendões. A Bursa reduz o atrito entre as estruturas do ombro. O uso excessivo dos ombros inflama essa bolsa e pode ocasionar dor  ao levantar os braços.

Tendinite: muitas vezes confundida com a bursite, a tendinite também é uma inflamação, mas ocorre nos tendões.  Os tendões funcionam como cordões que conectam o músculo ao osso e no ombro são representados pelo manguito rotador e pelo cabo longo do bíceps.
A tendinite pode ocorrer de forma aguda – desencadeada por traumas ou  de forma crônica – surge em decorrência de esforços repetitivos e doenças degenerativas como a artrite.

Rotura do manguito rotador :. O rompimento pode ser fruto de um trauma, do envelhecimento ou até mesmo de uma tendinite mal tratada. A rotura pode ser parcial ou completa (transfixante). As lesões no tendão do supraespinal, infraespinal, subescapular e do cabo longo do bíceps são as mais frequentes.

Nos três casos, o diagnóstico é realizado após uma avaliação clínica e exames de imagem.  O especialista em ombro definirá o melhor tratamento para cada caso.