Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
A artroscopia é um procedimento cirúrgico pouco invasivo que é muito utilizado em cirurgias das articulações como é o caso do ombro. Mas também pode servir para tratar os quadris, joelhos e cotovelos.
Ela é realizada com um aparelho chamado artroscópio que é uma haste do tamanho aproximado de um canudo com uma câmera na ponta. A artroscopia permite ao ortopedista visualizar as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos (tecido resistente que liga um osso ao outro), a cartilagem (tecido liso que cobre as extremidades dos ossos nas articulações) e outras estruturas.
Com essa visão o especialista pode identificar o grau de lesões e tratá-las cirurgicamente.
Como funciona
No procedimento, é feito um pequeno corte na pele para inserir o equipamento e chegar até a articulação. O aparelho possui uma luz e a câmera de vídeo da ponta gera as imagens que são vistas pelo ortopedista em um monitor. Com essa visualização, o especialista passa a atuar na lesão.
Os outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na articulação por meio de novos portais. Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite um tempo de internação e de recuperação mais rápido.
O procedimento é indicado para o tratamento de reparo de tendões, cartilagem e tratamento de instabilidade no ombro. Nos joelhos, trata lesões de menisco, cartilagem e ligamentos; também trata lesões no quadril e tornozelo e serve para realizar biópsias de tecido intra-articulares nas diversas articulações.
Embora não seja muito comum, a artroscopia também pode ser usada como método diagnóstico, uma vez que a articulação pode ser explorada por meio do artroscópio.