Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
Lesão muito comum entre praticantes de esportes e idosos, a ruptura do manguito rotador pode ser tratada durante uma artroscopia no ombro. A artroscopia do ombro permite que o cirurgião possa visualizar e trabalhar dentro do ombro por meio de pequenas incisões. Um instrumento longo, fino, iluminado e com uma câmera na extremidade chamado artroscópio envia imagens da articulação
em tempo real para um monitor na sala cirúrgica. Com o uso dessas imagens, o médico poderá diagnosticar e tratar com mais precisão as lesões do ombro. Já que as incisões são muito menores com essa técnica, o tempo de recuperação é reduzido, o paciente apresenta menos dor e normalmente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento.
No caso do manguito rotador, o tendão rompido é reparado com o que chamamos de âncoras que são pequenos parafusos com fios na ponta que permitem manter o tendão fixado ao osso enquanto ele cicatriza.
Esse tipo de cirurgia é uma opção quando a ruptura comprometer mais de 50% ou todo o tendão do manguito e não houver melhora com fisioterapia.
Entenda a lesão do manguito rotador do ombro
A lesão no manguito rotador é dolorosa e geralmente atinge quem realiza movimentos repetitivos com o ombro e praticantes de atividades físicas. A ruptura do manguito rotador inclui dor no ombro e fraqueza ao realizar movimentos com os braços.
Diferente da tendinite que é tratada com medicamentos e fisioterapia, a ruptura do tendão do manguito rotador pode requerer uma intervenção cirúrgica com o objetivo de restaurar o tendão que foi rompido. Também são indicados repouso, medicação, fisioterapia e injeções de corticosteroides.
A decisão pela cirurgia é levada considerando o grau da lesão sofrida pelo tendão do manguito, que vai ser avaliado pelo ortopedista por meio de exame físico e exames de imagem como ressonância magnética.