A bursite é um dos problemas mais comuns que registramos nos ombros e que exigem muito cuidado e tratamento adequado. Trata-se da inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, que age como amortecedor do atrito entre músculos, tendões e ossos nas articulações.

O corpo humano possui diversas bursas localizadas em áreas como ombros,cotovelos, quadris, pés e joelhos. As bursas são revestidas com células sinoviais, as quais lubrificam as articulações e reduzem a fricção dos movimentos.

No entanto, a inflamação da bursa afeta essa lubrificação, causando o acúmulo de líquido o que torna as ações cotidianas como levantar o braço, girá-lo, entre outras, muito doloridas.

No ombro, a bursite é mais comumente causada por traumas, movimentos excessivos ou doenças inflamatórias.

Ao sentir o desconforto no ombro, procure um ortopedista. O diagnóstico de bursite é feito pelo ortopedista por meio de exame clínico e alguns exames de imagem também podem ser solicitados para auxiliar. São eles: Radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

O tratamento inclui anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia e repouso. Caso a bursite seja infecciosa é necessária a prescrição de antibióticos e cirurgia.