Deslocamento do ombro: o que é e como tratar

Você já deve ter ouvido falar que “o ombro saiu do lugar”. O deslocamento completo  da articulação entre o úmero e a escápula, a luxação do ombro, é uma lesão dolorosa e incapacitante. E é preciso muito cuidado, pois, nunca se deve tentar “pôr o ombro no lugar’ sem ajuda médica, pois isso pode piorar a lesão e comprometer a recuperação.

O deslocamento do ombro ocorre quando a área sofre algum trauma, geralmente, causado por uma queda ou durante a realização de atividades esportivas.

Os sintomas da luxação no ombro são dor intensa, incapacidade de movimentar e a deformidade local.

Quando o ombro está luxado é preciso procurar um médico imediatamente e não tentar pôr o ombro no lugar sozinho ou com ajuda de outra pessoa.

O tratamento para o problema, inclui retornar o ombro deslocado à posição normal, através de um processo conhecido como redução. Durante essa manobra o ortopedista manipula cuidadosamente  a articulação para evitar que a lesão se agrave.

Depois de o ombro ser colocado no lugar, ainda é realizado raio-x para assegurar que o procedimento foi bem-sucedido e verificar se há fraturas. O braço ainda é imobilizado com uma tipoia por período determinado pelo ortopedista. A recuperação ainda pode requerer sessões de fisioterapia ou até mesmo uma cirurgia.