Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
Você já deve ter ouvido falar ou conhecido alguém que fraturou a clavícula. Mas sabe para que ela serve? A clavícula é um osso que ajuda nossos braços a se movimentar e ela é responsável conexão entre o braço e o tronco.
Fraturas
Se você passar a mão do ombro até o meio do peito, você poderá senti-la! Com isso dá para perceber o quando ela fica exposta e muito vulnerável, principalmente quando sofremos algum acidente.
Por isso a fratura da clavícula é muito comum após acidentes de bicicleta, quedas e outros traumas na região do ombro.
Sintomas de clavícula quebrada
Quando há fratura da clavícula, sentimos muita dor acompanhada de inchaço, hematoma e escoriações na pele. Além disso, o ombro pode ficar caído para baixo, uma vez que perdeu o apoio dado pela clavícula.
O que fazer
Caso tenha algum desses sintomas, deve-se procurar o atendimento de um ortopedista. Com exame clínico e de imagem, o médico avaliará a dimensão da lesão e determinará qual o melhor tratamento. Em boa parte dos casos, é necessária a imobilização da área e fisioterapia; e, em outros, é preciso uma cirurgia. Geralmente o período de recuperação é de 6 a 8 semanas.