Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
Causada pelo desgaste da cartilagem, a artrose também pode atingir a articulação esternoclavicular, localizada entre a clavícula e o esterno.
Geralmente, os pacientes que apresentam o problema acabam nos procurando ao notar uma alteração estética. Que pode ser uma vermelhidão, saliência óssea ou aumento de volume na base do pescoço.
Isso ocorre porque na maior parte dos casos, a artrose esternoclavicular não provoca dor, já que essa articulação não é muito exigida quando realizamos movimentos com os ombros.
O diagnóstico é realizado através do histórico clínico do paciente, do exame físico e também de exames de imagem como raio-X e ressonância magnética.
As causas desse tipo de artrose são o desgaste promovido pelo envelhecimento, a sobrecarga na região (excesso de treino ou pelo excesso de carga), problemas reumatológicos ou traumas prévios.
Tratamento da artrose esternoclavicular
Geralmente o tratamento envolve o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, além da recomendação de repouso e de fisioterapia.