Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
Muitos pacientes que deslocaram o ombro podem evoluir com novos deslocamentos. Isso está associado à propensão genética, à gravidade da lesão, às atividades esportivas e ao tratamento recebido após o deslocamento. O deslocamento do ombro pode ser algo muito perigoso, pois ele ocorre abrupta e inesperadamente. Nos casos mais graves, o deslocamento pode ocorrer enquanto se dirige, nada ou dorme, ou mesmo devido a um simples esbarrão.
Para iniciar-se o tratamento, é de fundamental importância que se procure a avaliação de um cirurgião especialista em ombro. A partir daí, o especialista seguirá com uma investigação sobre suas lesões ocorridas no passado, as eventuais doenças associadas e seus correspondentes sintomas. Além disso, serão realizados testes físicos e exames de imagem (radiografias e ressonância magnética). Em conjunto, você e o especialista de ombro decidirão qual será o tratamento que melhor se encaixa ao seu estilo de vida e aos seus objetivos.
O tratamento definitivo dependerá do problema específico ocorrido no seu ombro. Na maioria dos casos, este será iniciado com fisioterapia. Entretanto, caso não ocorra a melhora esperada, pode-se avaliar a aplicação de uma cirurgia.
Existem muitas técnicas para a estabilização do ombro, mas cada técnica é indicada para um tipo específico de paciente, e a decisão do melhor tratamento é tomada em conjunto pelo médico e paciente.
Quando bem indicada, a artroscopia é uma ótima cirurgia para a estabilização do ombro que tenha sido deslocado. Durante o procedimento, o médico pode identificar lesões dos ligamentos, frouxidão da cápsula e lesões ósseas. Ainda durante o mesmo procedimento é possível suturar a cápsula, reinserir os ligamentos rompidos no osso e tratar as lesões ósseas que tornam o ombro instável.