O Pilates, originalmente denominado Contrologia, é um sistema de condicionamento físico e mental criado no século passado. Visa melhorar a força física, a flexibilidade, a coordenação, reduzir o estresse, melhorar o foco mental e promover uma melhor sensação de bem estar.

É cada vez mais comum os pacientes nos perguntarem se podem praticar Pilates para o tratamento das suas doenças. E não é para menos, pois além de agradável e promove muitos benefícios.

 

Mas a indicação imprópria também pode causar males a saúde. Qual modalidade praticar, onde praticar, com quem praticar e saber qual o é limite de esforço para cada pessoa não é tarefa fácil. Se esses fatores não forem bem conduzidos é possível que haja mais lesão do que promoção de saúde.

Nem todas as lesões podem ser tratadas com Pilates. Muitas delas exigem um período com fisioterapia tradicional, aplicação de métodos analgésicos, algum ganho de movimento e força muscular para então inciar as atividades no Pilates.

Atualmente existem muitas clínicas e academias que têm essa atividade a disposição. Por isso a pesquisa deve ser cuidadosa. Para quem deseja exercita-se com o método a melhor dica é conversar com o seu médico, escutar as suas recomendações e obter uma referência confiável e segura.