Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
O ombro é uma das articulações mais complexas do nosso corpo e muito importante para realizarmos diversos movimentos com os braços. Nos recrutamos nosso ombro até mesmo quando não pensamos que estamos usando ele.
Vejamos, como definição, podemos dizer que o ombro é a articulação mais flexível de todo o corpo humano, podendo realizar movimentos com até 360º. É formado pela união do úmero, da escápula (ou da omoplata) e da clavícula e comumente considerada como uma única articulação, o ombro é na verdade composto de duas articulações separadas – as articulações gleno-umeral e acromioclavicular.
Tão necessário, nosso ombro precisa ser prevenido de lesões e quando elas ocorrem precisamos trata-las com o atendimento do ortopedista. No entanto, práticas no nosso dia a dia ajudam a evitar ferirmos o ombro e a também impor condições diárias que no futuro podem gerar condições crônicas de saúde como tendinite, artrose, entre outros problemas.
Reunimos quatro dicas que vão deixar a saúde do seu ombro melhor.
Fortalecimento Muscular: o fortalecimento muscular é muito importante para qualquer articulação porque as fibras musculares acabam ajudando a protegê-las dos impactos na execução das atividades diárias. Nesse processo, deve-se ter atenção com o manguito rotador, principalmente na academia, pois exageros e o manguito enfraquecido são um dos principais motivos para as lesões.
Não sobrecarregue o ombro: seja na academia com exercícios em excesso ou nas atividades diárias, a palavra de ordem é não por sobre a articulação mais peso do que ela pode suportar. O excesso de exercícios pode causar rompimentos ligamentares enquanto o excesso de peso de mochilas, sacolas ou mesmo de peso que se coloca sobre os ombros para transportar objetivos podem gerar diversas lesões e doenças no futuro.
Evite o excesso de movimentos de abdução acima de 90º – este tipo de movimento, realizado em treinos na academia, é um dos principais motivos de a pessoa desenvolver a síndrome de impacto, um tipo de lesão que atinge o ombro e deixa ele com a sensação de congelado, ou seja, com o tempo a pessoa fica com os movimentos limitados, necessitando de tratamento.
Melhore a flexibilidade – além de fortalecer a musculatura do ombro, é preciso mantê-la flexível, ou seja, exercícios de alongamento, mesmo durante o horário de trabalho (onde realiza-se muitos esforços repetitivos) deixam os ombros mais flexíveis e protegidos de lesões.
Vá ao ortopedista
Importante ressaltar que a qualquer sensação de dor insistente, dificuldade de movimento ou outra condição, o melhor é sempre procurar o atendimento do ortopedista especialista em ombro. O médico terá um diagnóstico e indicará o melhor tratamento.