A dor nos joelhos e a síndrome femoropatelar

Nossos joelhos são articulações importantes, que suportam e amortecem o peso do corpo. Essa carga pode ser aumentada conforme a intensidade do movimento que fazemos, seja ao caminhar, subir e descer escadas, correr ou saltar. Os joelhos são exigidos ainda quando sentamos, deitamos ou mesmo quando estamos parados. Então, uma dor nos joelhos pode ser sinal de que algo não vai bem com essa articulação.

Uma das muitas causas de dores no joelho pode ser a síndrome da dor femoropatelar que é consequência do desequilíbrio na articulação entre o fêmur e a patela.

A doença atinge principalmente mulheres e atletas que sentem os sintomas ao executar tarefas simples como flexionar os joelhos para subir e descer escadas.

No joelho sadio durante a flexão a rótula desliza sobre um canal chamado fossa intercondilar que se adapta à forma da patela, deste modo, o movimento vem em maneira fluida e sem dor, com o mínimo atrito possível.

Diversos fatores levam ao desequilíbrio na articulação entre fêmur e patela, entre eles, a largura excessiva da pelve, fraqueza muscular de músculos como o da coxa e do quadril, falta de alongamento da musculatura, patela alta, insuficiência ligamentar e joelho valgo. A síndrome femoropatelar por fim causa uma inflamação e redução da cartilagem articular desses ossos.

O principal sintoma da doença é a dor sentida na região anterior do joelho. Esse sintoma pode piorar ao ficar muito tempo na mesma posição. Também pode haver estalos e sensação de areia na articulação.

Tratamento

O tratamento vai depender da causa da dor, por isso é fundamental uma avaliação de um ortopedista.
Ele  pode ser medicamentoso e fisioterápico, mas em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

O foco do tratamento é na redução da dor e da inflamação, na recuperação da função do joelho, no realinhamento da patela, no fortalecimento muscular e no retorno às atividades esportivas.