Cotovelos: cinco doenças que podem ser graves

O cotovelo é uma articulação muito importante para a movimentação das mãos e do antebraço. Existem alguns problemas que podem atingir essa articulação e que se não forem tratados adequadamente podem causar danos irreversíveis.

O nosso cotovelo pode ser atingido por problemas como tendinites, bursites, fraturas, entorses e instabilidades.  Nos cotovelos se unem três ossos: o úmero, no braço; e o rádio e a ulna, no antebraço.

Nossos cotovelos ainda servem de passagem para nervos, músculos e tendões que se estendem ao longo dos membros superiores. Veja alguns dos problemas que podem ocorrer nessa articulação:

Artrose: ocorre quando há um desgaste na cartilagem do cotovelo. A cartilagem é uma espécie de tecido que fica entre os ossos da articulação e permite que eles deslizem sem que ocorra atrito entre eles. A artrose pode ter causas genético-hereditárias, ou ainda decorrer de lesões, fraturas antigas, entorses, traumas e estresse mecânico constante. Dentre os sintomas estão: dor, aumento do volume, crepitação e limitação dos movimentos. Com o avanço da doença, os sintomas podem se manifestar até em repouso.

Bursite: é a inflamação da bursa, uma espécie de bolsa com líquido sinovial que protege a extremidade do cotovelo – chamada de olécrano. A causa é o apoio excessivo dos cotovelos em superfícies duras. Os sintomas são: aumento de volume, calor local, dor e vermelhidão.

Fratura: é quando o osso quebra. As fraturas podem ocorrer com qualquer um e são muito comuns em mulheres com osteoporose. Estão relacionadas a traumas causados por quedas e acidentes.

Instabilidades: são resultados de traumas ou do uso errado da articulação durante práticas esportivas ou laborais. Isso leva ao afrouxamento e até ao rompimento dos ligamentos. Os sintomas são: insegurança ao usar o cotovelo e dor.