Entenda como são as lesões da cartilagem do joelho

O joelho é uma articulação bem complexa e importante do nosso corpo que une fêmur, tíbia e fíbula. Para que os ossos deslizem com facilidade, ou seja, sem atritos e, com isso, não sofra desgastes é que existe a cartilagem.

A cartilagem é o tecido que reveste as articulações do corpo humano. Ela pode sofrer traumas que são causados por lesões como torção, contusão direta, distensões, ruptura de ligamentos e pela realização de atividades de alto impacto como é o caso de esportes como futebol, corrida e saltos. O aumento de peso e o desgaste com o passar dos anos também podem comprometer a cartilagem.

Os sintomas vão depender do local da lesão. No joelho, é normal sentir o atrito, dor e incomodo para ficar em pé por um período não muito curto ou ainda caminhar ou correr.

É importante procurar o ortopedista ao sentir algum incômodo no joelho. Após examiná-lo, o médico poderá determinar qual o tratamento é mais indicado para o problema.

Se a lesão não for tão grave, sessões de fisioterapia  podem ser o suficiente para resolver o problema, mas se o tratamento não funcionar pode ser necessária a realização de cirurgia.

A técnica cirúrgica é  definida pelo ortopedista levando em consideração a gravidade da lesão. Após passar pela cirurgia também há um período pós-operatório e de recuperação que inclui a realização de sessões de fisioterapia para recuperação dos movimentos e também o fortalecimento muscular, muito importante para proteger os joelhos contra novas lesões.