Entenda a diferença entre Bursite e Tendinite nos Ombros

A tendinite e a bursite são doenças comuns que atingem os ombros. Enquanto a tendinite é a inflamação do tendão (a parte final do músculo que se liga ao osso, a bursite é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial que serve como proteção para determinadas estruturas como tendões e proeminências ósseas.

É muito comum a associação da bursite com a tendinite e além disso os sintomas da tendinite e da bursite são muito semelhantes. Por isso a necessidade de um ortopedista para realizar o diagnóstico corretamente e a indicação do melhor tratamento.

Os principais sintomas são:

– dor na articulação;

– dificuldade em realizar movimentos;

– pode apresentar inchaço e vermelhidão com uma pequena elevação da temperatura

Estes sintomas tendem a ir piorando aos poucos. Geralmente, eles surgem quando a pessoa realiza algum esforço como carregar uma sacola pesada, ou em atividades com esforço repetitivo. Vale ressaltar que alguns casos podem ser consequência de traumatismo ou uma pancada na região.

O diagnóstico da tendinite e da bursite pode ser feito pelo médico após realizar um exame físico e com auxílio de exames de imagem como ultrassonografia ou ressonância magnética da articulação.

O tratamento para tendinite e bursite também é muito semelhante, ele pode ser feito com a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia. Evite se automedicar. As pessoas tendem a fazer uso medicações, ao invés de procurar o médico. Isso pode diminuir a dor, mas a sua causa não é tratada o que pode agravar a situação.