Se você frequenta academia ou pratica algum tipo de esporte já deve ter ouvido falar “vamos treinar o manguito”. O manguito é uma parte muito importante do nosso ombro e quando lesionado é que nos damos conta da existência dele.

O manguito rotador é formado por um conjunto de tendões, tendo como principal função ajudar no movimento que fazemos para levantar os braços. Os tendões são responsáveis por anexar os músculos aos ossos para que os músculos movimentem as articulações.

Ruptura

Quando há uma lesão ou ruptura no manguito, esse movimento é prejudicado e o indivíduo passa a sentir dor e fraqueza.

A lesão no manguito pode causar muita limitação, por isso, ao sintoma de dor e dificuldade de movimento nos ombros, a melhor decisão é procurar o ortopedista para se ter um diagnóstico correto e iniciar-se o tratamento adequado.

Diferente da tendinite que é tratada com medicamentos e fisioterapia, a ruptura do tendão do manguito rotador pode exigir uma intervenção cirúrgica para restaurar o tendão rompido.

Ela é identificada por meio de exame clínico e de imagens. O tipo de tratamento a ser realizado é uma decisão tomada pelo ortopedista com base nos exames e no grau da lesão sofrida no manguito.

Geralmente, opta-se por uma cirurgia quando essa ruptura é transfixante ou não melhora com fisioterapia. O procedimento é feito por meio da artroscopia, método menos invasivo e que permite visualizar e avaliar toda a articulação do ombro e restaurar os tendões. Quando não há necessidade de cirurgia, opta-se por um tratamento mais conservador que vai incluir repouso, medicação e fisioterapia.