O risco das fraturas nos joelhos

O joelho é uma importante articulação que é formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia (e pela patela (rótula). O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.

Os traumas causados por lesões que podem causar desde rompimentos de ligamentos até mesmo a fratura de ossos na região e têm sido responsáveis por cerca de 80% das patologias que atingem o joelho.

Os acidentes automotivos e esportivos são os principais motivos das lesões sofridas no joelho.
A fratura do joelho pode ocorrer na patela, côndilos femorais, planalto tibial, eminência intercondilar da tíbia e tuberosidade da tíbia.

O tratamento para fratura na região do joelho deve ser determinado após consulta com o ortopedista e vai variar de acordo com as características da lesão e do osso que foi atingido.
O tratamento mais comum quando há desvio dos fragmentos ósseos é a realização de cirurgia. Hoje, existem placas e parafusos que permitem cortes mínimos e alta resistência da fixação, mesmo para ossos com osteoporose.

Consequências

A fratura nos ossos do joelho também pode vir acompanhada de outras lesões como rompimento de ligamento, cartilagem e lesão no menisco. Por isso é muito importante procurar o ortopedista tão logo sofra a lesão, principalmente, se for uma fratura exposta, que exige atendimento médico imediato.

A cartilagem, por exemplo, é o tecido que reveste as articulações do corpo humano. Ela pode sofrer traumas que são causados por lesões como torção, contusão direta, distensões, ruptura de ligamentos ou um desgaste que com o passar dos anos progride para a artrose.

Já os ligamentos funcionam como estabilizadores dessa articulação, que impedem o deslocamento anormal entre os ossos. O joelho possui quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL). Quando estão rompidos é comum a sensação de falseio e dor no joelho ao realizar atividades esportivas.