Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
Alguns pacientes com tendinite do ombro podem evoluir com acúmulo de cálcio nos tendões do manguito rotador. Isso é chamado de tendinite calcárea. Este problema acomete principalmente mulheres com idade entre 30 e 50 anos, mas também pode ocorrer em homens.
Os depósitos de cálcio, quando se rompem e começam a ser absorvidos, causam uma grande irritação no ombro. Nessa fase da doença é comum os pacientes procurarem o pronto-socorro devido a dor intensa no ombro que irradia para o braço.
Sobre o diagnóstico
Além dos sintomas relatados pelo paciente, a tendinite calcária pode ser confirmada com um exame de radiografia. Também é recomendada a realização de uma ressonância magnética para o ortopedista confirmar ou descartar a suspeita de rompimento no tendão.
Entre os tratamentos indicados estão a prescrição de analgésicos, repouso, crioterapia e fisioterapia. Em outros casos também pode haver a necessidade de tratamento cirúrgico, que é realizado com o objetivo de retirar o depósito de cálcio do tendão, procedimento que pode ser feito por meio de artroscopia do ombro.