Tendinite no cotovelo: o que é e como tratar

Examination of injured elbow of tennis player

Trata-se de um tipo de lesão muito comum, desencadeada por tensões ou movimentos repetitivos e forçados do punho, durante flexão ou extensão excessiva ao praticar esportes.

A tendinite no cotovelo ocorre com frequência nos atletas, principalmente os que fazem uso de técnicas inadequadas, mas também pode ser causada por esforços repetitivos no trabalho, como digitação.

Os principais sintomas são: dor na região do cotovelo, dificuldades para realizar movimentos com o braço afetado e hipersensibilidade ao toque. Também pode ocorrer sensação de queimação.

Diagnóstico: a tendinite é diagnosticada pelo ortopedista através do exame físico, mas alguns exames específicos podem auxiliar (por exemplo a ultrassonografia e a ressonância magnética).

Tratamento: após o diagnóstico e a mensuração do grau da lesão é que o ortopedista vai indicar o melhor tratamento.

É recomendado um certo repouso e evitar ou diminuir as atividades físicas que requerem muito esforço dos cotovelos. Com o decorrer do tratamento, pode ser indicada ainda a realização de fisioterapia para fortalecimento da musculatura da região o que ajuda na recuperação e na prevenção de novas lesões.