A artroscopia do ombro permite que o cirurgião possa visualizar e trabalhar dentro do ombro por meio de pequenas incisões. Um instrumento longo, fino, iluminado e com uma câmera na extremidade chamado artroscópio envia imagens da articulação
em tempo real para um monitor na sala cirúrgica. Com o uso dessas imagens, o médico poderá diagnosticar e tratar com mais precisão as lesões do ombro. Já que as incisões são muito menores com essa técnica, o tempo de recuperação é reduzido, o paciente apresenta menos dor e normalmente recebe alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento.
• Tratamento Artroscópico da Tendinite Calcárea do Ombro
Alguns pacientes com tendinite do ombro podem evoluir com acúmulo de cálcio no tendão do manguito rotador. Isso é chamado de tendinite calcárea.Estes depósitos de cálcio, quando se rompem e começam a ser absorvidos, causam uma grande irritação no ombro. Na maioria das vezes, o tratamento é com medicamentos, terapia física, fisioterapia. Entretanto, quando os depósitos de cálcio não são absorvidos e o paciente mantém o quadro doloroso, a artroscopia pode ser indicada.
Durante a artroscopia, o cirurgião de ombro localiza os depósitos, esvazia as calcificações, limpa a articulação para evitar irritação e poderá reparar qualquer lesão associada ao tendão.
• Artroscopia do Ombro para tratamento da Síndrome do impacto (Bursite – Tendinite)
Algumas pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos levantadas podem desenvolver uma inflamação dos tendões e da bursa do ombro, ocasionando uma bursite. A bursite pode estar associada à tendinite e a um esporão no ombro. Esses pacientes normalmente reclamam de dor e dificuldade para realizar determinados movimentos com o braço.
Durante a artroscopia, o médico remove a bursa inflamada, retira o esporão e aumenta o espaço, para que os tendões possam realizar seu trabalho, sem sofrer nenhum atrito.
• Artroscopia do Ombro para tratamento da Lesão do Maguito Rotador
O conjunto de tendões responsáveis pelo movimento de levantar o braço, de posicionar o braço na frente ou atrás do nosso corpo é chamado de MANGUITO ROTADOR. Os quatro tendões que formam o manguito rotador são: Supra-espinal, Infra-espinal, Redondo Menor e Subescapular. O paciente que sofreu uma ruptura de algum desses tendões, normalmente, queixa-se de dor, fraqueza no braço e perda do movimento normal do ombro.
Durante a artroscopia, o médico identifica o local exato do rompimento, prepara o tendão para que a sua região mais saudável seja reinserida no osso (úmero). Isso é feito com pontos, âncoras ou clips cirúrgicos.
• Artroscopia do Ombro para tratamento da instabilidade do ombro (Ombro que desloca)
Diversas causas podem ser citadas para que haja o deslocamento do ombro, quais sejam, ocorrência de um trauma, frouxidão da cápsula, ruptura dos ligamentos ou até mesmo alterações ósseas. Após avaliar-se todo o histórico do paciente, realiza-se o exame físico completo e os exames de imagem e, a partir daí, o médico poderá indicar o melhor tratamento. Nos casos em que a fisioterapia e outras medidas não–operatórias não surtam efeito, a cirurgia pode ser indicada. Existem muitas técnicas para a estabilização do ombro, mas cada técnica é indicada para um tipo específico de paciente, e a decisão do melhor tratamento é tomada em conjunto pelo médico e paciente.
Quando bem indicada, a artroscopia é uma ótima cirurgia para a estabilização do ombro que tenha sido deslocado. Durante o procedimento, o médico pode identificar lesões dos ligamentos, frouxidão da cápsula e lesões ósseas. Ainda durante o mesmo procedimento é possível suturar a cápsula, reinserir os ligamentos rompidos no osso e tratar as lesões ósseas que tornam o ombro instável.
• Artroscopia do Ombro para tratamento da Capsulite Adesiva (Ombro Congelado)
Alguns pacientes podem evoluir para uma dor intensa no ombro, acompanhada de travamento dos movimentos. Antigamente, essa doença era conhecida por ombro congelado. Atualmente, sabemos que é causada por uma inflamação da cápsula que envolve o ombro. Namaioria das vezes, a capsulite adesiva melhora com um longo tratamento analgésico, fisioterápico e com injeções de medicamentos específicos no ombro.
Nos casos mais graves o paciente pode ser submetido a um longo tratamento com injeções que aliviam as dores e devolvem os movimentos ao ombro congelado. Caso apesar de todo esse tratamento, não tenha sido possível obter-se o ganho de movimento esperado, a artroscopia poderá ser indicada.
Durante a artroscopia é possível realizar-se uma liberação completa da cápsula articular, para liberar o movimento do ombro e identificar e tratar outros fatores que podem ter causado a doença.