Artrose no ombro: Descubra como tratar a doença e recuperar os movimentos
O envelhecimento faz parte do ciclo natural na vida. Com o tempo, assim como a pele perde o colágeno dando origem as temidas rugas e linhas de expressão, a articulação também sofre um desgaste ocasionando a artrose – uma doença que já atinge 10 milhões de pessoas no país.
A maioria das causas podem ser genética, mas a artrose também podem ser consequência do envelhecimento e dos movimentos repetitivos e incorretos. Essa doença também pode estar associada a problemas reumáticos que comprometem a articulação dos ombros.
Ela também pode ser causada por um processo de necrose provocada por fraturas ou por doenças sistêmicas que atingem pequenos vasos sanguíneos.
No caso do ombro, a artrose ocorre quando a cartilagem está desgastada e sofre com o atrito entre os dois ossos provocando uma inflamação e deformidades que causam dor e limitação dos movimentos do ombro. Apesar de artrose ser mais rara que do quadril, mãos, joelhos, ela pode provocar limitações nas atividades diárias.
Como é feito tratamento?
A artrose é uma doença que não tem cura, mas existem métodos que podem impedir que a doença progrida e também que amenize a dor. O tratamento pode ser divido em três etapas: Medicações
O médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para controlar a inflamação e até mesmo a progressão da doença. Fisioterapia
É indicada para aliviar a dor e melhorar os movimentos. Diversas técnicas e terapias podem ser aplicadas no paciente para ele reconquistar os movimentos e aliviar a dor.
Cirurgia
Nos casos mais graves, o médico ainda pode indicar a substituição completa ou parcial da articulação do ombro. A cirurgia consiste na colocação de prótese. A cirurgia é denominada artroplastia do ombro, que consiste na remoção das superfícies articulares danificadas, o médico irá substitui por dispositivos de polietileno e de metal, conhecidos como próteses.
Tipos de Próteses: