Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1811, conj. 719, 7º andar - Jardim Paulistano - São Paulo - SP | (11) 2769 7858 | [email protected]
O joelho é umas das articulações mais requeridas do nosso corpo e é composto por diversas estruturas como ligamentos, cápsula, meniscos e tendões. Cada uma delas tem sua função dentro da articulação.
Muito frequentes durante a prática de esportes, as lesões nos joelhos precisam ser tratadas adequadamente, do contrário, o paciente pode apresentar sequelas irreversíveis como falseio ou perda de parte do movimento da articulação.
Proteger os nossos joelhos de lesão é muito importante, mas quando há uma lesão instalada, ela deve ser tratada. As lesões são identificadas após avaliação do ortopedista e com exames de imagem – que vão desde uma radiografia à uma ressonância magnética.
Muitas lesões, como as que envolvem rompimento de ligamentos, fraturas ou lesão de meniscos, tem necessidade de intervenção cirúrgica para restaurar a anatomia da articulação.
Mas quando poderei voltar a me exercitar?
A retorno aos exercícios, vai depender muito do tipo de lesão sofrida. As ligamentares, por exemplo, podem afastar o atleta até seis meses ou mais dos exercícios, pois levam um longo período de recuperação pós-cirúrgico que inclui fisioterapia e repouso.
Outras podem ser mais rápidas, mas independentemente do tipo de lesão, o retorno ao esporte só deve ocorrer após o aval do ortopedista.
Nunca se exercite ou force o joelho ao sentir dor ou se notar que ele está lesionado, isso pode piorar o problema!
Veja alguns cuidados que você pode ter com os joelhos
1 – Em atividades físicas, principalmente de alto impacto, tenha a orientação de um educador físico qualificado.
2 – Antes de realizar o exercício, é recomendado fazer um aquecimento para o corpo ir se preparando para a atividade.
3 – Respeite seu corpo, não realize atividades além de sua capacidade.
4 – Realize exercícios de fortalecimento muscular, incluindo a musculatura das pernas.
5- Mantenha seu alongamento em dia.