O que é ombro do arremessador

Muito comum entre praticantes de esportes, o ombro do arremessador é uma condição na qual há uma contratura da cápsula posterior do ombro, lesões do lábio superior (SLAP) e discinesia de escápula.

Trata-se de uma lesão frequente entre praticantes de esportes que usam a força dos braços para arremessar. Esse movimento é muito comum no tênis, baseball, handball, entre outras práticas esportivas. Nessas atividades, as lesões vão sendo geradas por conta da execução repetida do arremesso.

Sintomas

Entre os primeiros sintomas do ombro do arremessador, o paciente sente uma limitação e dor ao realizar a rotação interna. Ao sentir essa limitação na rotação do ombro, o paciente deve ficar em alerta, pois trata-se de uma das primeiras alterações da articulação e que virão seguidas das outras lesões.

Com essa alteração, o ombro passa a funcionar diferente, com a rotação não ocorrendo mais no centro da articulação e sim em uma localização anômala, ocorrerá uma torção excessiva do tendão que está dentro da articulação, o chamado “cabo longo do bíceps”.

É a partir desse momento que o indivíduo começa a sentir dor. Conforme a pessoa continua a praticar o esporte, ou seja, a forçar a articulação, outras lesões ocorrerão até haver uma alteração do movimento da escápula.

Tratamento

Nos casos de lesões mais graves, o tratamento pode ser cirúrgico, o que inclui um tempo de recuperação e reabilitação que leva de três a seis meses, dependendo do grau das lesões. No entanto, comumente, os casos mais simples, requerem o acompanhamento com o ortopedista especialista em ombro, medicações e um programa de reabilitação do ombro com fisioterapia, alongamento da cápsula posterior e fortalecimento dos músculos do manguito rotador e da cintura escapular.

Com o tratamento e os cuidados adequados, os sintomas tendem a diminuir e a pessoa pode retornar aos esportes.